Blog > Material de Laboratório | Serviços para Laboratórios > Cuidados a ter na utilização das Colunas Cromatográficas

Cuidados a ter na utilização das Colunas Cromatográficas

Este artigo mostra alguns cuidados no manuseamento das colunas de HPLC para preservar e estender a sua vida útil, maximizando o desempenho e obtendo os resultados desejáveis.

A coluna cromatográfica (de HPLC) é um componente muito importante nas técnicas realizadas num sistema de cromatografia líquida de alta eficiência. Por isso deve ser manuseada com algum cuidado. 

vdspher-pur-c18-m-se-maldral

A coluna cromatográfica VDSpher PUR C18-M-SE pertence a uma das marcas de colunas equivalentes
com boa performance e preço, veja na nossa loja online as várias opções.

 

Siga estes 7 conselhos e garanta que a coluna devolve resultados cromatográficos reprodutíveis 

7-cuidados-a-ter-com-as-colunas-cromatograficas

1. Manuseie com cuidado a coluna 

Comecemos por um conselho simples, mas que pode estar na origem de alguns problemas.

Manipule sempre a coluna cromatográfica com o máximo cuidado para evitar quedas ou choques que podem influenciar negativamente o empacotamento, criando volumes mortos e, em última instância, danificar a coluna. 

Tenha em atenção que há casos em que a coluna cai, mas devido ao seu corpo metálico não é possível perceber se ocorreram estragos, no entanto, o enchimento pode ter descompactado.

Este cuidado é importante manter durante a sua utilização diária e especialmente no momento da sua instalação. Como veremos de seguida.

2. Verifique a correta instalação da coluna no HPLC

Durante a instalação da coluna no sistema, remova os parafusos que tapam as extremidades da coluna, está armazenada deste modo porque o solvente de armazenamento não deve evaporar, estando sempre presente no seu interior.

Depois, verifique que a ligação da coluna ao sistema está feita corretamente para evitar fugas. 

Neste ponto, é importante garantir que os parafusos dos tubos que se ligam ao sistema e ao detetor estão corretamente apertados. Deve obter um encaixe perfeito, sem forçar a entrada do parafuso, mas também não deve deixar folgas. Caso contrário, o solvente vai pingar e a análise não está a ser efetuada nas condições necessárias. 

Siga a direção correta das setas indicadas na colunas - para a ligar ao HPLC e ao detetor nesse sentido- para que o líquido faça o seu percurso no sentido correto.

3. Certifique-se que a fase móvel é compatível com o enchimento da coluna e com o seu solvente de armazenamento na 1ª utilização

Quando vem embalada na caixa, a coluna cromatográfica está preenchida com um solvente de armazenamento recomendado pelo fabricante para aquele enchimento.

Para equilibrar a coluna, na primeira injeção deve passar fluxo de solvente durante cerca de 30 minutos. Mas neste processo, o mais importante é garantir que a fase móvel utilizada é compatível com o solvente de armazenamento, senão dá-se um choque de solventes e podem ser criadas interações indesejadas.  

4. Na 1.ª utilização aumente o fluxo de solvente gradualmente antes da ligação ao detetor 

Na primeira vez, ligue a coluna ao HPLC (sem estar ligada ao detetor) e passe um fluxo baixo do solvente. Certifique-se que a outra ponta da coluna apenas se encontra ligada ao tubo que liga ao detetor, senão o líquido vai passar, desnecessariamente para o detetor e pode danificá-lo. De seguida e de forma gradual, deve ir aumentando o fluxo até ao valor desejado. Quando alcançar este valor, ligue o tubo ao detetor. Este procedimento vai evitar que a pressão aumente de forma drástica na coluna e a danifique. 

Antes de passar ao conselho seguinte, mais uma nota. 

Utilize um copo ou uma garrafa para colocar o tubo enquanto equilibra a coluna, assim o líquido irá verter para o seu interior.

5. Tenha atenção à gama de pH recomendada da coluna

O intervalo de pH vem nas recomendações do fabricante para a utilização da coluna e determina a escolha das fases móveis a utilizar.

Caso ignore este passo, se os solventes utilizados forem muito ácidos para a coluna ou demasiado básicos, dependendo da gama de pH da coluna, vai obter um perfil cromatográfico errado. Correndo o risco de danificar a coluna permanentemente.

6. Após utilização, guardar a coluna no solvente de armazenamento recomendado pelo fabricante

Após usar a coluna na análise, deve armazená-la no solvente indicado pelo fabricante nas instruções. 

Para isso deve passar o fluxo desse solvente ou mesmo realizar um método de lavagem da coluna, em que se tiver utilizado na fase móvel algum aditivo como um tampão deve proceder passando um fluxo de água: solvente orgânico recomendado pelo fabricante, na proporção 50:50, durante cerca de 30 minutos e depois no fim apenas o solvente orgânico recomendado durante 15 a 20 minutos. 

Só assim garante a qualidade das análises cromatográficas posteriores e preserva a coluna de possíveis danos causados pela precipitação de sais presentes no tampão ou de outros aditivos. 

7. Armazenar sempre a coluna na caixa correta ou identificar na coluna a técnica utilizada

Para garantir a rastreabilidade da utilização da coluna para cada técnica, guardar sempre a coluna na caixa correta - que corresponde ao número de série - ou, em alternativa, identificar na caixa da coluna qual a técnica de cromatografia em que vai ser utilizada ou guardar um logbook das suas utilizações.

 

Download

Caso tenha dúvidas, antes de iniciar o procedimento com a coluna, verifique se a caixa onde foi armazenada corresponde ao número de série da coluna. Isto porque é desaconselhável utilizar uma coluna para vários métodos cromatográficos.

Encontre uma grande diversidade de Colunas de Cromatografia líquida de alta eficiência na loja online Maldral

Escolher a coluna cromatográfica correta é o primeiro passo para obter resultados de qualidade para a técnica que vai utilizar, mas há-que ter o mesmo nível de atenção durante a sua utilização. 

Siga estas 7 dicas para prolongar o tempo de vida deste componente e obter resultados de qualidade, e não deixe de visitar a nossa loja online para encontrar uma variedade de colunas cromatográficas, adequadas à realização de diversas técnicas

Se tiver alguma dúvida sobre o stock disponível ou não encontra uma coluna específica, contacte-nos antes de fazer uma encomenda. Teremos todo o prazer em responder à sua pergunta e a encontrar o produto certo para as suas necessidades. Somos especialistas em cromatografia e trabalhamos com várias marcas de colunas equivalentes de qualidade que podem melhorar os seus resultados e reduzir os seus custos.

Ver produtos - Colunas

 

2021-07-26

Ana Paula Sequeira

Ana Paula Sequeira

Administradora da Maldral

  • Fundadora da Maldral Scientia
  • Bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Licenciada com especialização em Química Industrial pela mesma instituição
  • Pós-graduada em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Iniciei a minha experiência a nível profissional na Portucel (Unidade Fabril de Mourão) em 1986 como sendo a responsável pela elaboração do Manual de Qualidade, apesar de não se tratar de uma das minhas áreas favoritas.

Depois em 1987 passei a fazer algo que gostava um pouco mais, sendo a responsável pelo Laboratório de Controlo de Qualidade da fábrica da Milupa Portuguesa Ltda. em Benavente.

Após 2 anos neste laboratório decidi mudar e explorar o meu lado mais social e criativo na relação com o cliente e trabalhei como Técnica Comercial de Equipamentos de Laboratório na Labometer Sociedade Técnica de Equipamento de Laboratório Ltda. em Lisboa.

Como gostei muito de exercer esta função, senti que a área comercial e da gestão seriam prediletas para minha carreira profissional. Com carácter nativo empreendedor fui contratada pela Hucoa Erloss Equipamentos Científicos Ltda. em Lisboa como Diretora Comercial e mais tarde também como formadora. Como a gerência da empresa decidiu retirar-se fui convidada para a dirigir esta empresa até 2009.

A partir daí nunca mais saí do ramo da venda de produtos de laboratórios e equipamentos, até que em 2015, fundei juntamente com o meu sócio, a Maldral Scientia, onde decidi aventurar-me pelo desenvolvimento de métodos analíticos por LC-MS/MS e apaixonei-me por esta área da investigação. Saber que poderia dar o meu contributo para conseguir ajudar os hospitais e os laboratórios na deteção precoce de inúmeras doenças metabólicas e cancerígenas foi um dos motivos que me impulsionou a apostar nesta área.


Formação

Tirei um bacharelato em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e depois mais tarde a Licenciatura pela mesma instituição onde especializei-me no ramo da Química Industrial.

Agora mais recentemente decidi fazer uma Pós-Graduação em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona para conseguir ajudar a empresa a crescer mais.

Ver Biografia