Blog > Material de Laboratório > Vantagens de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) descartáveis

Vantagens de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) descartáveis

Os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individual, devem ser utilizados como meio de proteção contra diversos tipos de riscos, mas os seus benefícios vão muito além disso. Estes dispositivos protetores são úteis em vários contextos e não apenas em laboratórios ou em áreas relacionadas com a Saúde. 

O principal propósito dos EPIs descartáveis é garantir uma proteção específica para o seu utilizador. No entanto, muitas vezes, permitem também preservar os espaços e os produtos manuseados contra o risco de possíveis contaminações.    

Conheça, neste artigo, todas as vantagens que estes equipamentos proporcionam e os diversos cenários em que os devemos utilizar. 

 

Que tipos de EPIs existem e quais as suas vantagens?

 

vantagens-em-usar-epis-descartaveis-tipos-maldral

 

Dependendo da atividade que precisa de desempenhar, pode escolher o EPI mais apropriado para a proteção de cada área do corpo e para diferentes tipos de perigo. Assim, existe uma enorme diversidade de EPIs, para que se possa equipar de acordo com as exigências de cada situação:

  • Máscaras protetoras

Existem diversos tipos de máscaras protetoras que conferem diferentes níveis de defesa do sistema respiratório. Antes de escolher a mais adequada, deve avaliar o tipo de risco inerente a cada situação.

Usar máscaras de proteção descartáveis permite salvaguardar as vias respiratórias do utilizador contra agentes agressivos, infecciosos ou tóxicos. Por outro lado, este tipo de EPIs impede também a contaminação dos espaços e a propagação de agentes infecciosos que se disseminam através de gotículas respiratórias.

 

  • Cobre-sapatos

Usar cobre-sapatos é uma forma simples de preservar a higiene de salas ou zonas mais sensíveis, que não possam ser contaminadas. 

Ao usar estes EPIs descartáveis antes de entrar num espaço higienizado vai garantir que não irá transferir contaminantes do seu calçado. Adicionalmente, vai preservar também a higiene dos seus próprios sapatos, caso haja riscos de contaminação nesse local. 

 

  • Luvas descartáveis

As luvas descartáveis têm a função de proteger as mãos e pulsos do utilizador contra o contacto direto com objetos, substâncias ou condições potencialmente perigosas. Deve optar pelo material que mais se adeque às suas necessidades. 

Recorrer a estes EPIs é uma maneira de proteger a pele das mãos sempre que tiver de lidar com qualquer tipo de agentes potencialmente agressivos

Existe ainda o benefício, em contexto laboratorial, por exemplo, de evitar a contaminação de amostras, garantindo uma maior precisão de resultados.  

 

  • Fatos de proteção individual

Usar um fato de proteção individual é outra das formas de evitar a contaminação dos espaços e, ao mesmo tempo, de preservar a segurança do seu utilizador. Estes vestem-se por cima da sua roupa normal. 

À semelhança de outros EPIs, estes fatos constituem uma importante barreira de segurança face a eventuais perigos. Tanto protege quem o utiliza, como o próprio espaço onde este for usado, contra possíveis contaminações. 

O fato de proteção individual é muitas vezes elaborado à base de materiais impermeáveis e na maior parte das vezes, inclui um capuz, para uma proteção mais abrangente.

 

  • Óculos de proteção

As viseiras e óculos de proteção defendem toda a área ocular contra diferentes tipos de agressão, de origem física, química ou biológica. Estes EPIs são cruciais para proteger os olhos e preservar o sentido da visão.

Assim, sempre que tiver de contactar com produtos ou objetos potencialmente lesivos da região dos olhos é importante recorrer a este tipo de EPIs. 

 

Em que contextos é importante recorrer aos EPIs e quem os deve usar?

vantagens-em-usar-epis-descartaveis-diferentes-maldral

 

Hospitais, clínicas, laboratórios e outros locais relacionados com a área da Saúde são alguns dos espaços onde é importante recorrer a estes equipamentos protetores. Para além de garantirem mais segurança e higiene aos profissionais, vão também contribuir para manter os espaços mais limpos e minimizar os riscos de contaminações. 

Embora este tipo de produtos seja mais associado às áreas médicas e laboratoriais, os EPIs também são usados em empresas e indústrias, como a área da eletrónica, por exemplo, estes equipamentos são essenciais. Há cada vez mais setores de produção a trabalhar com “salas limpas”, onde a utilização de EPIs é obrigatória. 

O que é uma “Sala Limpa”?

Além da área médica, os EPIs são essenciais noutros contextos. As salas limpas, ou em Inglês “Clean rooms”, são espaços (em fábricas ou laboratórios industriais) usados para testes, ensaios ou montagem de placas eletrónicas, por exemplo. 

A sua classificação é feita de acordo com a quantidade e as dimensões das partículas permitidas por volume de ar. É a norma ISO 14644 que determina esta classificação e o que distingue as classes é o número de partículas com diâmetros entre 0,1 e 5 mm por cada m3 de ar.

 

tabela-vantagens-em-usar-epis-descartaveis-tipos-maldral

Clique na imagem para ampliar


Uma vez que qualquer tipo de contaminação provocada por partículas presentes no ar pode afetar o rigor destas operações, o ambiente nestas salas é altamente controlado, graças a mecanismos de filtragem do ar e aos EPIs usados por cada colaborador. 

Neste tipo de ambientes, é ainda mais importante verificar se os EPIs selecionados conferem um nível de proteção compatível com os requisitos da classe com que cada colaborador trabalha.

Proteja-se com os EPIs da Maldral

Os EPIs são auxiliares essenciais para proteger os seus utilizadores de diferentes graus de risco. Visite o website da Maldral e conheça uma vasta gama de equipamentos para garantir a sua segurança e proteção.


vantagens-em-usar-epis-descartaveis-maldral 2

 

Equipamentos de segurança Maldral

2022-09-29

Damien Costa

Damien Costa

Diretor Comercial do Grupo Maldral

  • Responsável pelo departamento comercial da Maldral
  • Licenciado em Química, com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • Mestre em Química Avançada e Industrial com especialização em Fotoquímica
  • Pós-graduado em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Com nativa inclinação para as Ciências do explicável e do inexplicável, iniciei o meu percurso de investigador em 2010 na Universidade Coimbra onde estudei e em parceria com a Universidade de Alcalá de Henares e participei em múltiplos estudos nas mais diferentes áreas da Química, sempre de mãos dadas com outros ramos da ciência tais como a Física, Microbiologia, Genética Molecular e das Nanotecnologias numa versão mais futurista do meu ser.

O privilégio de ter frequentado grandes instituições de ensino como a faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa catapultaram o meu percurso académico para diversas publicações científicas, convite para inúmeras palestras e ainda para escrita de alguns capítulos de livros.

A prática laboratorial é de facto um dos meus fortes, no entanto, todo o conhecimento científico deve ser transmitido e partilhado, por isso, exerci consultadoria técnica para inúmeras empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, participando inclusive em candidaturas a iniciativas de Financiamento para a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Na verdade, havia ainda algumas áreas da Química que me despertavam muito interesse e que permaneciam inexploradas. Foi então que tive o enorme privilégio de ser convidado para trabalhar na Maldral, iniciando o meu percurso de especialista na área da cromatografia líquida e da espectrometria de massa. A Maldral é a combinação perfeita para pôr em prática todos os conhecimentos anteriormente adquiridos.

Quando cheguei à Maldral em 2016, comecei como técnico de HPLC e de LC-MS onde fazia assistências técnicas, manutenções preventivas e qualificações de equipamentos em toda linha da cromatografia líquida e detetores acoplados (espectrofotometria UV-Vis e Fluorescência, eletroquímicos, índice de refração e espectrometria de massa) para diversas marcas de renome internacional como a Waters®, a Hitachi® e a Agilent®. Especializei-me paralelamente em espectrometria de massa através do desenvolvimento de técnicas analíticas LC-MS/MS que deram início ao negócio de kits clínicos da Maldral.

Hoje sou responsável pelo departamento comercial da Maldral e desde 2018 que venho aperfeiçoando este meu lado mais social e criativo na empresa, que tanto gosto.


Formação

Tirei a licenciatura em Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde escolhi o ramo Científico em Química-Física com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia.

De seguida, apostei num mestrado em Química Avançada e Industrial na mesma Faculdade e especializei-me em Fotoquímica.

Por fim, para explorar o meu lado mais ligado às Tecnologias da Informação decidi fazer uma Pós-Graduação em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona.

Ver Biografia