Blog > Serviços para Laboratórios > Conheça o nosso parceiro VDS: Especialistas em Colunas HPLC

Conheça o nosso parceiro VDS: Especialistas em Colunas HPLC

Na Maldral, estabelecemos parcerias com as melhores marcas e fornecedores, no sentido de oferecer aos nossos clientes equipamentos e consumíveis de laboratório da mais alta qualidade.

 

1-conheca-o-nosso-parceiro-vds (1) Uma das nossas áreas de atuação é a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC/UHPLC), para a qual disponibilizamos todo o tipo de produtos e equipamentos. A VDS Optilab é nosso fornecedor de colunas cromatográficas para a técnica HPLC.

Neste artigo, conheça melhor o nosso parceiro VDS Optilab, um conceituado fabricante alemão de colunas HPLC. Descubra as soluções e equipamentos disponíveis e as suas múltiplas aplicações.

Saiba mais sobre o Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)

O sistema HPLC (High Performance Liquid Chromatography), ou sistema de cromatografia líquida de alta eficiência, permite separar os diferentes analitos de soluções. Este método é essencial para várias áreas, destacando-se a indústria alimentar e a farmacêutica.


2-conheca-o-nosso-parceiro-vds (1)
Para prolongar a sua durabilidade e prevenir danos e reparações, é importante seguir alguns cuidados básicos com o seu equipamento de HPLC. Por outro lado, investir em consumíveis de qualidade é outra boa forma de garantir a sua conservação e a fiabilidade dos resultados obtidos em cada análise.


Em que consiste a técnica de HPLC?

A técnica de HPLC permite separar, identificar e quantificar diferentes componentes de uma solução. Para trabalhar adequadamente esta técnica é necessário recorrer a um sistema de cromatografia e uma coluna cromatográfica.

Existem 2 tipos de cromatografia: HPLC de fase normal e a HPLC de fase reversa. O fator-chave para a existência destas duas variantes, e para todo o processo de cromatografia, é a coluna cromatográfica.

  • HPLC de Fase Normal

O seu interior é preenchido por partículas de sílica e um solvente não polar, como o hexano. Assim, os compostos não-polares da solução vão passar mais rapidamente através da coluna e os polares de modo mais lento, devido à interação com a sílica.

  • HPLC de Fase Reversa

Os compostos polares da mistura irão passar mais rapidamente pela coluna, devido à forte atração entre o solvente polar e as moléculas polares da mistura.

 

Como surgiu a marca VDS?

Um dos parceiros da Maldral em sistemas de HPLC é a VDS. A Empresa VDS - Optilab Chromatographietechnik GmbH, fica localizada em Berlim e foi fundada em 1987. A marca dedica-se, desde essa altura, a desenvolver e produzir colunas cromatográficas e outros consumíveis de cromatografia.

20 anos depois da sua fundação, em 2007, a VDS apresentou uma nova gama de produtos: a VDSpher®, que consiste em diferentes fases de separação (elaboradas à base de gel de sílica esférica).

A diversidade de soluções produzidas pela VDS foi aumentando ao longo dos anos para dar resposta às necessidades que foram surgindo. Hoje, a marca disponibiliza uma ampla gama de produtos, a nível de consumíveis de cromatografia e acessórios para sistemas HPLC.

Os produtos VDS adequam-se a múltiplas situações. No site deste fabricante pode ser consultada uma listagem completa das diversas aplicações, onde são sugeridas as colunas mais apropriadas para a determinação de vários compostos.

 

3-conheca-o-nosso-parceiro-vds (1)Fonte: VDS

Quais os principais tipos de fases de separação VDSpher®?

As fases VDSpher®, podem ser com 2 tipos de bases de sílica:

  • VDSpher® Classic;
  • VDSpher® PUR.

A principal diferença entre ambas é o seu grau de pureza da sílica utilizada, comparado na tabela seguinte:

tabela-conheca-o-nosso-parceiro-vds (1)
Pelas suas características, as fases VDSpher® garantem uma excelente estabilidade entre lotes para uma seletividade abrangente e eficiente. A fase de separação VDSpher® PUR C18-M, por exemplo, é uma fase de alta performance e elevado nível de pureza, uma vez que a presença de metais é inferior a 20 ppm.

Pode obter a brochura, em português, dos produtos VDSpher® clicando no link abaixo:

Download da Brochura VDS


Que tipos de colunas HPLC e acessórios fabrica a VDS?

As fases de separação das colunas VDSpher® são à base de esferas de sílica, oferecendo uma grande diversidade de dimensões de poros para partículas com diferentes diâmetros.

Sendo fabricantes, é possível fazer todo o tipo de ajustes e adaptações para contornar problemas e dificuldades na separação de componentes de uma amostra.

Para além das colunas HPLC de marca própria (as colunas VDSpher® - Use a better column), a VDS produz também colunas equivalentes a marcas conhecidas e bem estabelecidas no mercado.

Nestas parcerias, a VDS adquire o enchimento aos respectivos fabricantes e trata do seu empacotamento, usando o hardware VDS. São sempre cumpridas, com total rigor, as especificações definidas pelas marcas, o que permite manter a qualidade e praticar preços mais reduzidos.

Graças à elevada qualidade dos equipamentos produzidos, os produtos da marca VDS são feitos na Alemanha e utilizados um pouco por todo o mundo. Em Portugal, a sua distribuição é operacionalizada pela Maldral.

Encontre as melhores soluções para o seu laboratório na Maldral

A VDS Optilab é um dos principais fornecedores da Maldral em equipamentos dedicados à Cromatografia Líquida de Alta Eficiência ou HPLC. Com uma sólida rede de parceiros de renome internacional, trabalhamos para que os nossos clientes tenham acesso às mais avançadas tecnologias, a preços competitivos.

Se procura soluções versáteis e eficientes para equipar o seu laboratório com qualidade, fale connosco.

 

Contactar os Especialistas Maldral

2022-07-29

Luís Coelho

Luís Coelho

Gestor de Serviço da Maldral

  • Responsável pela criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade na Maldral
  • Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa
  • Pós-graduado em Engenharia de Sistemas em Processos Químicos

Experiência

A minha primeira experiência profissional foi o estágio curricular que fiz em 2003 na Unidade Fabril de Adubos de Alverca onde fiz o “Estudo da Reação de Formação do Nitrato de Cálcio e Projeção de Alterações à Unidade Fabril”, cujo objetivo foi o aumento da produção do referido composto na unidade industrial.

Mais tarde decidi aventurar-me pela área do Marketing e Logística num estágio profissional no Banco BPI, SA em que trabalhei na Direção da Banca de Protocolos. Durante o Euro 2004 nesta mesma empresa tratei do controlo e da gestão de bilhetes para o Europeu de Futebol, através de bases de dados de clientes do banco e outros parceiros de negócios, a quem os mesmos eram destinados.

Em 2005, iniciei o meu percurso dentro do ramo em que me formei quando comecei a trabalhar na empresa Via Athena Gestão de Laboratórios, Lda com a função de Técnico Comercial, em que coordenei uma equipa de vendedores e acompanhei os clientes ganhando experiência no aconselhamento das melhores soluções técnicas tendo em conta as necessidades de cada cliente. Na Via Athena também exerci funções de responsável pela Gestão da Qualidade, pelos Recursos Humanos e pela Formação Interna.

A partir de 2016, passei a trabalhar na empresa Maldral Scientia S.A. onde desempenho as funções de coordenação da equipa técnica e suporte pós-venda dos equipamentos, com especial foco em sistemas de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massa e também funções como responsável pelos Recursos Humanos, pelas Infraestruturas e pela Formação Interna.

Atualmente, dado o processo de certificação da empresa pelas ISO 9001 e 13485 e devido à minha apetência pela organização e rigor tenho trabalhado juntamente com a equipa na criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade.


Formação

Completei a licenciatura em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e depois decidi aprender mais sobre Engenharia de Sistemas em Processos Químicos através de uma Pós-Graduação na mesma instituição.

Ver Biografia