Blog > Serviços para Laboratórios > Colaboração Maldral e EIA MetroCal: A importância das Calibrações em Equipamentos Laboratoriais

Colaboração Maldral e EIA MetroCal: A importância das Calibrações em Equipamentos Laboratoriais

Com o objetivo de proporcionar uma experiência cada vez mais abrangente aos nossos clientes, anunciamos a colaboração entre a Maldral e o laboratório EIA - MetroCal. Agora, poderá ter acesso a um serviço completo, sempre que necessitar de calibrar os seus instrumentos e equipamentos de medição. 

Vamos dar a conhecer-lhe mais sobre esta nova colaboração da Maldral e sobre a importância das calibrações e manutenção dos equipamentos laboratoriais. Além disso, vamos falar-lhe sobre a campanha de desconto que temos para si.

Que tipos de EPIs existem e quais as suas vantagens? 5 Conceitos essenciais na Metrologia

 

A calibração é um dos conceitos básicos da metrologia, a ciência das medições. Sempre que precisamos de medir ou de quantificar qualquer grandeza, estamos a recorrer à metrologia.

 

infografico-parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

Clique na imagem para ampliar

  1. Precisão

    A precisão consiste no grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas.

  2. Calibração

    Uma calibração é a operação que estabelece, sob condições especificadas, num primeiro passo, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; num segundo passo, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.
  3. Manutenção

    Designa-se por manutenção o conjunto de operações necessárias para a preservação das propriedades metrológicas de um padrão de medição dentro de limites estabelecidos.
  4. Incerteza

    A incerteza de medição é um parâmetro não negativo, que carateriza a dispersão dos valores atribuídos a uma mensuranda, com base nas informações utilizadas.
  5. Erro de Medição

    O erro de medição resulta da diferença entre o valor medido de uma grandeza e um valor de referência.

 

Em que consistem as calibrações e porque são tão importantes

parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

 

Durante a sua vida útil, os instrumentos de medição estão sujeitos a algum desgaste natural, o que pode prejudicar o seu desempenho. São as calibrações que permitem avaliar a fiabilidade dos resultados da aplicação de qualquer instrumento medidor.  

A calibração é a melhor operação para garantir o controlo da exatidão de equipamentos e instrumentos de medição. Apesar de poder ser usada isoladamente, muitas vezes, é necessário aplicar a calibração em conjunto com a manutenção

Após a fase de calibração, os resultados devem ser avaliados e o rigor do equipamento de medição pode ser rejeitado ou aprovado. 

Quando se revelar necessária, é realizada a manutenção, que vai permitir ajustar o instrumento de modo a que se torne mais exato no seu propósito de medição. Esta manutenção pode ser uma Manutenção Preventiva ou uma Manutenção Corretiva

Sempre que for efetuada uma manutenção (de qualquer tipo) a um equipamento de medição, é essencial realizar uma calibração para avaliar o desempenho do equipamento.

 

Maldral e EIA - MetroCal: Uma colaboração para calibrações e ensaios

 

A EIA - MetroCal, uma empresa do grupo Trescal, é um laboratório de calibração e ensaio que disponibiliza uma ampla gama de serviços em diferentes âmbitos:

  • Metrologia,
  • Calibração;
  • Ensaios de Equipamentos de Medição e Monitorização.

 

Para além disso, oferece ainda uma vertente complementar de suporte à gestão de equipamentos de medição e monitorização.

Este laboratório foi acreditado em 2002 pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC ) segundo a norma ISO/IEC 17025. Na atualidade, o MetroCal é um laboratório multi-grandeza, tendo alargado a sua acreditação a um vasto leque de equipamentos e grandezas, tanto em calibrações como em ensaios. 

Hoje, a Maldral e a EIA - MetroCal querem criar sinergias para lhe dar acesso aos melhores equipamentos e serviços de calibração. 

Como irá funcionar?


No momento de orçamentação de qualquer equipamento ou instrumento de medição teremos agora a opção de incluir o serviço de calibração. Se for um artigo passível de ser calibrado nas instalações do Metrocal, então poderemos fazer a entrega do equipamento na sua morada, já com o certificado de calibração e pronto a utilizar. 

Caso o equipamento em questão, pelas suas dimensões ou especificidades, necessite de ser calibrado na morada onde será utilizado, trataremos de agendar o serviço. Nesta situação, para além do valor do serviço de calibração, será contemplado na proposta o valor da deslocação do técnico. 

 

Aproveite a campanha de desconto que temos para si!

15% DESCONTO

Clique na imagem para ampliar

 

Para assinalar esta colaboração, a Maldral está a oferecer um voucher que pode utilizar numa calibração em equipamentos selecionados. Veja, de seguida, alguns equipamentos onde poderá beneficiar deste desconto.

 

  • Data logger para temperatura Log32T


datalogger-log32t-para-temperatura-60-000-medicoes-parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

 

  • Data logger para humidade, temperatura e pressão Log220


data-logger-log220-humidade-temperatura-e-pressao-parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

  • Micropipeta de volume variável


micropipeta-de-volume-variavel-pro-parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

  • Termómetro com sonda Pocket-Digitemp


termometro-com-sonda-pocket-digitempo-parceria-maldral-metrocal-a-importancia-das-calibracoes-em-equipamentos-laboratoriais-maldral

Na aquisição de um dos equipamentos acima listados, aproveite um desconto de 15% na sua calibração.*


*Este desconto não é aplicável sobre o valor da deslocação para o serviço, nos casos em que a mesma seja necessária.

 

Beneficie de um serviço completo na Maldral

Qualquer tipo de dispositivos e instrumentos que precisem de entrar em contacto com uma amostra, em todo o tipo de estudos ou análises, devem ser controlados e calibrados. Estes procedimentos de controlo e qualificação são determinantes para a fiabilidade dos resultados.    

Com a colaboração estabelecida entre a Maldral e a EIA MetroCal, pretendemos simplificar e desburocratizar este processo para si. Agora, pode ter acesso aos melhores equipamentos laboratoriais mas também a um serviço de ensaio e calibração para que possa cumprir os requisitos legais no seu laboratório. 

 

 Aproveite já o desconto

2022-10-14

Luís Coelho

Luís Coelho

Gestor de Serviço da Maldral

  • Responsável pela criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade na Maldral
  • Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa
  • Pós-graduado em Engenharia de Sistemas em Processos Químicos

Experiência

A minha primeira experiência profissional foi o estágio curricular que fiz em 2003 na Unidade Fabril de Adubos de Alverca onde fiz o “Estudo da Reação de Formação do Nitrato de Cálcio e Projeção de Alterações à Unidade Fabril”, cujo objetivo foi o aumento da produção do referido composto na unidade industrial.

Mais tarde decidi aventurar-me pela área do Marketing e Logística num estágio profissional no Banco BPI, SA em que trabalhei na Direção da Banca de Protocolos. Durante o Euro 2004 nesta mesma empresa tratei do controlo e da gestão de bilhetes para o Europeu de Futebol, através de bases de dados de clientes do banco e outros parceiros de negócios, a quem os mesmos eram destinados.

Em 2005, iniciei o meu percurso dentro do ramo em que me formei quando comecei a trabalhar na empresa Via Athena Gestão de Laboratórios, Lda com a função de Técnico Comercial, em que coordenei uma equipa de vendedores e acompanhei os clientes ganhando experiência no aconselhamento das melhores soluções técnicas tendo em conta as necessidades de cada cliente. Na Via Athena também exerci funções de responsável pela Gestão da Qualidade, pelos Recursos Humanos e pela Formação Interna.

A partir de 2016, passei a trabalhar na empresa Maldral Scientia S.A. onde desempenho as funções de coordenação da equipa técnica e suporte pós-venda dos equipamentos, com especial foco em sistemas de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massa e também funções como responsável pelos Recursos Humanos, pelas Infraestruturas e pela Formação Interna.

Atualmente, dado o processo de certificação da empresa pelas ISO 9001 e 13485 e devido à minha apetência pela organização e rigor tenho trabalhado juntamente com a equipa na criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade.


Formação

Completei a licenciatura em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e depois decidi aprender mais sobre Engenharia de Sistemas em Processos Químicos através de uma Pós-Graduação na mesma instituição.

Ver Biografia