Blog > Material de Laboratório | Outros > O risco de Lesões Oculares é real: Saiba como manter a sua Segurança Ocular

O risco de Lesões Oculares é real: Saiba como manter a sua Segurança Ocular

Sabia que, em cada ano, há milhares de pessoas que têm lesões oculares que poderiam ter sido prevenidas através de soluções e equipamentos de proteção ocular?

No nosso país, as lesões oculares afetam mais de 100 mil pessoas a cada ano. Esta é a principal causa de cegueira nos países desenvolvidos. - RTP Notícias

Preservar a saúde dos nossos olhos e a integridade da nossa visão são cuidados essenciais em qualquer contexto que envolva riscos para a área ocular. 

 

Riscos mais comuns para a Segurança Ocular

Os acidentes responsáveis pelas lesões oculares podem ter diferentes origens e acontecer nas mais diversas situações. Na verdade, se os equipamentos de proteção ocular fossem devidamente usados, em caso de acidente ou exposição a diferentes riscos, as consequências seriam sempre menos graves.  

Independentemente do enquadramento em que ocorrem, podemos dividir as principais origens das lesões oculares em:

  • Riscos Químicos 

Produtos químicos nocivos ou irritantes, na forma de gases, fumos, poeiras ou líquidos, podem atingir a área dos olhos e causar danos. 

  • Riscos Físicos

Golpes ou impactos físicos de qualquer forma e intensidade podem causar traumas na região ocular.  

  • Riscos Biológicos

A contaminação e propagação de doenças pode ocorrer através dos olhos, pelo contacto com agentes patogénicos. 

  • Riscos Térmicos

A exposição a temperaturas extremas, muito altas ou muito baixas, pode causar queimaduras térmicas nos olhos. 

4 Lesões Oculares mais comuns

Quando não se utilizam equipamentos de proteção ocular adequados, o risco de lesão nos olhos em resultado de um acidente aumenta consideravelmente. Assim, as lesões oculares mais frequentes são: 

4-lesoes-oculares-mais-comuns-maldral

1. Abrasão da córnea (olho arranhado)

Arranhar a córnea (a superfície transparente frontal que protege o globo ocular) é um dos acidentes mais comuns. Pode acontecer nas mais diversas situações e provoca ardor e vermelhidão no olho. 

2. Objetos estranhos no olho

Na ausência de óculos de proteção, é muito frequente a entrada de objetos estranhos para os olhos. Este tipo de situação, dependendo do material e dimensão da partícula em questão, acaba por desencadear algum grau de abrasão da córnea.

3. Lesão química ocular

Qualquer contacto entre os olhos e um produto químico agressivo causa imediatamente desconforto, mesmo que se trate de um pequeno salpico. A lesão pode ser mais ou menos grave, consoante o tipo de substância química que atingiu o globo ocular.

4. Contusão ou laceração da região dos olhos

As contusões nesta zona do rosto podem ser preocupantes, precisamente pela sensibilidade dos olhos e das pálpebras. As consequências podem envolver apenas a pele, nas pálpebras, ou chegar a afetar o próprio globo ocular em graus variáveis de gravidade.
 

Equipamentos para Proteção Ocular 

1. Óculos de segurança

resolucao_web_DSC1743-1_1000x-1

Ver Óculos de segurança 

 

Estes óculos são a forma mais simples de proteção ocular. O seu formato é muito semelhante ao de uns óculos normais e proporcionam uma barreira frontal à área dos olhos.

Alguns modelos possuem hastes leves e almofadadas para garantir um maior conforto durante a sua utilização. As lentes devem oferecer alguma resistência ao impacto e podem ser complementadas com tratamento anti-embaciamento e anti-riscos. 

 

  • Óculos anti-salpicos

resolucao_web_DSC2259-1_1000x

Ver Óculos anti-salpicos 

 

Este tipo de equipamento de proteção ocular possui, para além da barreira frontal, proteções laterais para maior segurança. Toda a área dos olhos fica resguardada contra a projeção de possíveis salpicos, poeiras ou gases.

Alguns modelos deste tipo de óculos de proteção são ajustáveis a podem ser utilizados por cima de óculos graduados.

  • Óculos de proteção para laser

a6e089bccf13311d52f94ec3223e6b50-1

A radiação laser pode causar danos irreversíveis nos olhos, uma vez que pode lesionar a retina. Sempre que haja a necessidade de lidar com este risco, devem ser utilizados óculos de proteção  para laser adequados à radiação em causa. 

Este tipo de óculos de proteção possuem um revestimento próprio nas lentes que bloqueia, ou atenua, a exposição ao laser. Por outro lado, permitem ao utilizador manter uma boa visibilidade.

  • Viseiras de proteção

20103001A-1-1

Ver Viseiras de proteção

 

Estas viseiras podem ser usadas de forma isolada ou combinadas com outros equipamentos de proteção para a área do rosto, ajudando a proteger a pele da face, os olhos, o nariz e a boca.  

Na eventualidade de partículas sólidas ou líquidas, ou outro tipo de agressões, atingirem o seu utilizador, as viseiras ajudam a evitar danos, não só nos olhos mas em todo o rosto.  

As viseiras de proteção são feitas normalmente em material lavável e passível de ser desinfetado, portanto são equipamentos reutilizáveis. 

O que fazer em caso de acidente ocular?

Quando um acidente ocular acontece, é essencial manter a calma e procurar apoio médico de imediato. Nunca deve tentar remediar a situação sem a orientação de um especialista, pois pode causar danos irreversíveis no olho. 

O melhor a fazer é manter a calma, contactar os serviços de emergência médica e seguir as suas instruções.  

Na segurança ocular, mais vale prevenir!

A importância do sentido da visão aliada à elevada sensibilidade dos nossos olhos, fazem da proteção ocular um cuidado obrigatório em diversos cenários. Quer seja em contexto laboral, desportivo, ou mesmo doméstico, os acidentes acontecem e a proteção é a melhor maneira para prevenir consequências graves para a vista. 

Soluções de  Segurança Ocular Maldral

 

2021-12-15

Ana Paula Sequeira

Ana Paula Sequeira

Administradora da Maldral

  • Fundadora da Maldral Scientia
  • Bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Licenciada com especialização em Química Industrial pela mesma instituição
  • Pós-graduada em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Iniciei a minha experiência a nível profissional na Portucel (Unidade Fabril de Mourão) em 1986 como sendo a responsável pela elaboração do Manual de Qualidade, apesar de não se tratar de uma das minhas áreas favoritas.

Depois em 1987 passei a fazer algo que gostava um pouco mais, sendo a responsável pelo Laboratório de Controlo de Qualidade da fábrica da Milupa Portuguesa Ltda. em Benavente.

Após 2 anos neste laboratório decidi mudar e explorar o meu lado mais social e criativo na relação com o cliente e trabalhei como Técnica Comercial de Equipamentos de Laboratório na Labometer Sociedade Técnica de Equipamento de Laboratório Ltda. em Lisboa.

Como gostei muito de exercer esta função, senti que a área comercial e da gestão seriam prediletas para minha carreira profissional. Com carácter nativo empreendedor fui contratada pela Hucoa Erloss Equipamentos Científicos Ltda. em Lisboa como Diretora Comercial e mais tarde também como formadora. Como a gerência da empresa decidiu retirar-se fui convidada para a dirigir esta empresa até 2009.

A partir daí nunca mais saí do ramo da venda de produtos de laboratórios e equipamentos, até que em 2015, fundei juntamente com o meu sócio, a Maldral Scientia, onde decidi aventurar-me pelo desenvolvimento de métodos analíticos por LC-MS/MS e apaixonei-me por esta área da investigação. Saber que poderia dar o meu contributo para conseguir ajudar os hospitais e os laboratórios na deteção precoce de inúmeras doenças metabólicas e cancerígenas foi um dos motivos que me impulsionou a apostar nesta área.


Formação

Tirei um bacharelato em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e depois mais tarde a Licenciatura pela mesma instituição onde especializei-me no ramo da Química Industrial.

Agora mais recentemente decidi fazer uma Pós-Graduação em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona para conseguir ajudar a empresa a crescer mais.

Ver Biografia