Blog > Material de Laboratório > Misturador ou Vortex: O que utilizar para a minha aplicação?

Misturador ou Vortex: O que utilizar para a minha aplicação?

Um dos procedimentos laboratoriais mais comuns quando se pretende misturar substâncias é a agitação. Para esse efeito podem ser usados diferentes tipos de misturador ou vortex. 

Os métodos e instrumentos utilizados variam em função do resultado que se pretende e do tipo de substâncias envolvidas. Em casos específicos, à agitação mecânica da mistura pode ser adicionado o aquecimento. 

Neste artigo, para facilitar a sua escolha, vamos explorar as opções mais comuns de dispositivos misturadores para laboratório e o que caracteriza cada um deles.

 

Como fazer a melhor escolha em Equipamentos Misturadores?

O recurso a instrumentos laboratoriais como o vortex, o misturador ou diferentes tipos de agitadores ocorre sempre que se pretende:

  • Homogeneizar substâncias líquidas que sejam miscíveis;
  • Dissolver substâncias sólidas em líquidos;
  • Promover a aceleração de reações químicas.

Para acelerar o processo pretendido pode ser necessário aplicar calor através de uma placa de aquecimento. 

Estes procedimentos são comuns em diferentes laboratórios, principalmente naqueles que atuam na área Alimentar, Química, Farmacêutica ou no setor da Biotecnologia e Medicina. 

Assim, para fazer a melhor opção, há 5 fatores a considerar antes de escolher e comprar o agitador mais apropriado ao seu caso:

  1. Formato e dimensão do recipiente a agitar;
  2. Tipo de agitação necessária;
  3. Velocidade de agitação pretendida;
  4. Necessidade de aquecimento da mistura;
  5. Quantidade de líquido a agitar.

Depois de avaliadas estas condições, a seleção do melhor misturador ou agitador fica muito facilitada. 

 

Diferentes Tipos de Misturadores para Laboratório

Uma vez que estas técnicas são tão comuns na maioria dos laboratórios, existem no mercado diversos equipamentos especificamente desenhados para fazer face a cada necessidade. 

Agitador Magnético

Este tipo de misturador é composto por diferentes componentes e acessórios. Envolve uma pequena barra magnética, que se coloca dentro da solução, e um campo magnético rotativo com origem na base do equipamento. Este vai induzir movimento à barra, causando a agitação do líquido. 

A base deste tipo de equipamento pode ter uma dupla função, no caso de incorporar uma placa de aquecimento. Assim, para além de controlar a rotação da barra magnética, a base poderá ser usada também para aquecer a mistura. 

No final, para retirar a barra magnética da mistura, sem pôr em causa a sua integridade, deve ser usado um recuperador apropriado.

Este tipo de equipamento pode agitar a mistura durante longos períodos e permite controlar a velocidade da agitação ao longo do processo. 

agitador-magnetico-1Carregue na imagem para saber mais sobre o Agitador Magnético

 

Agitador Rotativo

Estes equipamentos proporcionam um movimento de rotação em torno de um eixo. Quando as amostras são mais viscosas, ou exigem uma agitação suave, o agitador rotativo é a melhor opção. 

A velocidade da rotação pode também ser aumentada, sempre que seja necessária uma agitação mais vigorosa, e o aparelho pode ficar a funcionar por um longo período de tempo. 

agitador-rotativo-1

Agitador Orbital 

Um agitador orbital permite gerar um movimento de rotação orbital, numa base horizontal. As misturas são agitadas de modo contínuo, sendo possível programar a sua velocidade e a duração da agitação.

Este tipo de misturador é muito usado, por exemplo, para culturas de células em laboratório.

agitador-orbital -1

Carregue na imagem para saber mais sobre o Agitador Orbital 

 

Agitador Horizontal

Este tipo de misturador funciona por movimentos horizontais que ocorrem continuamente e em sentidos opostos. 

Uma vez que a aplicação principal deste equipamento é a agitação de plaquetas, o seu formato mais comum é em torre, com um conjunto variável de gavetas baixas, onde se dispõem os diferentes sacos a agitar. 

agitador-horizontal-1

Agitador de Rolos

Quando é necessário aplicar uma agitação suave a recipientes de formato tubular ou de base cónica, o agitador de rolos é a solução mais adequada. 

Este dispositivo consiste num conjunto de rolos dispostos lado a lado numa base horizontal. É a rotação destes rolos que vai provocar um movimento de rotação dos tubos dispostos nos seus intervalos.   

Este equipamento é muito utilizado para garantir a homogeneização de matrizes biológicas liofilizadas após a sua reconstituição com líquido.

agitador-de-rolosCarregue na imagem para saber mais sobre o Agitador de Rolos

 

Vortex

Este misturador é usado para agitar o conteúdo de tubos ou de pequenos frascos. Consiste numa base onde se localiza um suporte de borracha de forma côncava. É aqui que se exerce pressão com a base do tubo ou frasco para o agitar. 

Quando a base contacta com a borracha, o movimento desta é transferido para o líquido contido no tubo, gerando um vortex no seu interior. 

A agitação obtida com o misturador vortex é muito rápida e uniforme e a utilização deste equipamento é muito simples e comum nos laboratórios.

vortex

Carregue na imagem para saber mais sobre o Vortex

 

Saber escolher o que precisa é essencial!

Num laboratório, a utilização de agitadores ou misturadores é um procedimento muito comum. Quando se pretende homogeneizar substâncias líquidas, dissolver substâncias sólidas em líquidos ou acelerar reações, fazer a escolha certa destes equipamentos é essencial para não prejudicar as amostras, nem comprometer os resultados. 

Depois de avaliar as necessidades de cada situação, comprar agitadores de qualidade é o passo seguinte para evitar falhas e garantir a durabilidade do material. Descubra a coleção de equipamentos e acessórios misturadores que a Maldral tem para si. 



Descobrir equipamentos e acessórios misturadores Maldral

 

2021-10-11

Luís Coelho

Luís Coelho

Gestor de Serviço da Maldral

  • Responsável pela criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade na Maldral
  • Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa
  • Pós-graduado em Engenharia de Sistemas em Processos Químicos

Experiência

A minha primeira experiência profissional foi o estágio curricular que fiz em 2003 na Unidade Fabril de Adubos de Alverca onde fiz o “Estudo da Reação de Formação do Nitrato de Cálcio e Projeção de Alterações à Unidade Fabril”, cujo objetivo foi o aumento da produção do referido composto na unidade industrial.

Mais tarde decidi aventurar-me pela área do Marketing e Logística num estágio profissional no Banco BPI, SA em que trabalhei na Direção da Banca de Protocolos. Durante o Euro 2004 nesta mesma empresa tratei do controlo e da gestão de bilhetes para o Europeu de Futebol, através de bases de dados de clientes do banco e outros parceiros de negócios, a quem os mesmos eram destinados.

Em 2005, iniciei o meu percurso dentro do ramo em que me formei quando comecei a trabalhar na empresa Via Athena Gestão de Laboratórios, Lda com a função de Técnico Comercial, em que coordenei uma equipa de vendedores e acompanhei os clientes ganhando experiência no aconselhamento das melhores soluções técnicas tendo em conta as necessidades de cada cliente. Na Via Athena também exerci funções de responsável pela Gestão da Qualidade, pelos Recursos Humanos e pela Formação Interna.

A partir de 2016, passei a trabalhar na empresa Maldral Scientia S.A. onde desempenho as funções de coordenação da equipa técnica e suporte pós-venda dos equipamentos, com especial foco em sistemas de Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massa e também funções como responsável pelos Recursos Humanos, pelas Infraestruturas e pela Formação Interna.

Atualmente, dado o processo de certificação da empresa pelas ISO 9001 e 13485 e devido à minha apetência pela organização e rigor tenho trabalhado juntamente com a equipa na criação e implementação de um sistema de gestão de qualidade.


Formação

Completei a licenciatura em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e depois decidi aprender mais sobre Engenharia de Sistemas em Processos Químicos através de uma Pós-Graduação na mesma instituição.

Ver Biografia