Blog > Material de Laboratório > Limpeza no laboratório: O papel dos Autoclaves e Máquinas de lavar e desinfectar para laboratórios

Limpeza no laboratório: O papel dos Autoclaves e Máquinas de lavar e desinfectar para laboratórios

A limpeza do espaço laboratorial bem como a desinfeção dos seus equipamentos e utensílios é uma tarefa a realizar após cada utilização. Manter o material de laboratório devidamente higienizado é essencial para assegurar a fiabilidade dos resultados e a segurança de todos. 

Os microrganismos multiplicam-se facilmente em qualquer espaço e superfície, mesmo quando estes aparentam estar limpos.

A contaminação resultante de falhas na higienização e esterilização num laboratório pode originar alterações de resultados ou ainda resultados errados.

De forma a conseguir um bom nível de desinfeção, há que saber adequar os métodos e os tipos de equipamentos de limpeza às exigências de cada laboratório. 

A importância da desinfeção do material de laboratório

Em instalações laboratoriais dedicadas à pesquisa e investigação, ou em laboratórios de microbiologia ou de controlo alimentar, estes cuidados assumem uma importância ainda maior. Uma higienização deficiente pode gerar a contaminação de amostras e culturas e a propagação de microrganismos indesejados. 

Já em laboratórios de testes e análises clínicas, falhas na higienização dos materiais podem comprometer a fiabilidade dos resultados e pôr em risco, tanto os diagnósticos como os próprios tratamentos dos pacientes, além de representarem um risco potencial para os técnicos. 

Independentemente do tipo de atividade laboratorial desenvolvida, a limpeza e desinfeção de todo o material reutilizável num laboratório é algo fundamental. 

Assim, estas instituições devem levar a cabo protocolos de limpeza e esterilização que garantam resultados eficazes e assegurem elevados níveis de segurança. 

Neste sentido, o recurso a autoclaves e/ou máquinas de lavar apropriadas, numa utilização individual ou combinada, pode ser a solução para garantir uma higienização mais eficiente.  

 

Máquina de Lavar de Laboratório: Para uma limpeza mais eficaz

Muitos dos equipamentos e utensílios de laboratório são reutilizáveis. Isto significa que, entre utilizações, é necessário proceder à sua lavagem e desinfeção. 

Estes materiais laboratoriais possuem formatos muito distintos, que podem dificultar a correta lavagem numa máquina de lavar loiça comum. As máquinas de lavar a louça normais atingem temperaturas entre os 55°C e os 75°C durante o ciclo de lavagem, sendo que estes equipamentos não foram criados para proporcionar o grau de limpeza necessária num laboratório. Adicionalmente não estão preparados para suportar os detergentes normalmente utilizados na lavagem do material de laboratório.

As máquinas de lavar material de laboratório são especificamente desenhadas para essa finalidade. Estes equipamentos têm sistemas incorporados para a purificação da água usada durante os ciclos de limpeza. 

Para além disso, estas máquinas são equipadas com bombas duplas para garantir uma total separação entre as águas limpas e as águas sujas, resultantes da lavagem. 

maquina-lavar-laboratorio-maldral

De modo a conseguirem ajustar-se às formas específicas do material de laboratório, este tipo de máquinas possui um conjunto de suportes próprios, normalmente adquiridos à parte. Assim, conseguem fazer chegar a água ao interior de tubos e recipientes de boca estreita através de agulhetas de injeção direta para lavagem e secagem completa e consistente do material de laboratório.

As máquinas de lavar apresentam a capacidade de injetar água e/ou detergente diretamente através do suporte no material de laboratório colocado no seu topo. Além disso, estes equipamentos podem atingir até 93ºC no ciclo de lavagem que juntamente com o tempo de lavagem adequado, permite considerar os materiais de vidro limpos corretamente. Estas máquinas permitem que defina e controle totalmente os passos e métodos de lavagem e secagem que pretender consoante o material.

 

Autoclave: Para esterilização e desinfeção

Os autoclaves são máquinas que permitem esterilizar utensílios e equipamentos laboratoriais através de vapor de água de alta pressão. A sua utilização ocorre, normalmente, após a fase de lavagem do material de laboratório.

 

limpeza-no-laboratorio-maquinas-de-lavar-e-autoclave-importancia-maldralEstes equipamentos existem em diversos formatos e podem ser mais ou menos compactos para se ajustarem a diferentes necessidades. Possuem rigorosos mecanismos de controlo para garantir que os níveis de pressão e temperatura atingidos no seu interior são suficientes para considerar os materiais devidamente esterilizados. 

Apesar de serem equipamentos dispendiosos e normalmente possuírem uma capacidade menor do que as máquinas de lavar, em termos de dimensões, certos tipos de laboratórios não podem prescindir da sua utilização. 

Sempre que os riscos de contaminação biológica estejam presentes, o autoclave é uma máquina que deve integrar a lista de equipamentos de limpeza do laboratório. 

Como garantir a melhor limpeza e desinfeção do material de laboratório?

Os equipamentos de desinfeção descritos podem ser utilizados de forma individual para lavar e desinfetar material de laboratório. No entanto, o ideal será sempre higienizar todo o material numa máquina  de lavar apropriada para este fim e depois passar o material para o autoclave. 

Uma utilização combinada destes métodos é a forma mais segura para conseguir uma limpeza apropriada e um protocolo seguro de higienização.

Se procura equipamentos específicos para as suas instalações laboratoriais, fale connosco e conheça as soluções de desinfeção e limpeza de laboratórios. 


Ver equipamentos de limpeza de laboratório

2021-09-22

Ana Paula Sequeira

Ana Paula Sequeira

Administradora da Maldral

  • Fundadora da Maldral Scientia
  • Bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Licenciada com especialização em Química Industrial pela mesma instituição
  • Pós-graduada em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Iniciei a minha experiência a nível profissional na Portucel (Unidade Fabril de Mourão) em 1986 como sendo a responsável pela elaboração do Manual de Qualidade, apesar de não se tratar de uma das minhas áreas favoritas.

Depois em 1987 passei a fazer algo que gostava um pouco mais, sendo a responsável pelo Laboratório de Controlo de Qualidade da fábrica da Milupa Portuguesa Ltda. em Benavente.

Após 2 anos neste laboratório decidi mudar e explorar o meu lado mais social e criativo na relação com o cliente e trabalhei como Técnica Comercial de Equipamentos de Laboratório na Labometer Sociedade Técnica de Equipamento de Laboratório Ltda. em Lisboa.

Como gostei muito de exercer esta função, senti que a área comercial e da gestão seriam prediletas para minha carreira profissional. Com carácter nativo empreendedor fui contratada pela Hucoa Erloss Equipamentos Científicos Ltda. em Lisboa como Diretora Comercial e mais tarde também como formadora. Como a gerência da empresa decidiu retirar-se fui convidada para a dirigir esta empresa até 2009.

A partir daí nunca mais saí do ramo da venda de produtos de laboratórios e equipamentos, até que em 2015, fundei juntamente com o meu sócio, a Maldral Scientia, onde decidi aventurar-me pelo desenvolvimento de métodos analíticos por LC-MS/MS e apaixonei-me por esta área da investigação. Saber que poderia dar o meu contributo para conseguir ajudar os hospitais e os laboratórios na deteção precoce de inúmeras doenças metabólicas e cancerígenas foi um dos motivos que me impulsionou a apostar nesta área.


Formação

Tirei um bacharelato em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e depois mais tarde a Licenciatura pela mesma instituição onde especializei-me no ramo da Química Industrial.

Agora mais recentemente decidi fazer uma Pós-Graduação em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona para conseguir ajudar a empresa a crescer mais.

Ver Biografia