Blog > Material de Laboratório > Guia prático e fundamental para montar o seu laboratório

Guia prático e fundamental para montar o seu laboratório

Um laboratório moderno deve ser espaçoso e sobretudo funcional. Só assim será possível circular à vontade e em segurança, sem receio de danificar o material. A utilização de móveis modulares oferece a flexibilidade necessária à montagem do laboratório e à sua previsível evolução, mas existem vários outros materiais de laboratório que são fundamentais. 

guia-pratico-e-fundamental-para-montar-o-seu-laboratorio-maldral

Pensar a médio prazo pode permitir a rápida adaptação a mudanças em termos de ciência e tecnologia, possibilitando um laboratório eficiente e de uso eficaz. Isto porque pode ser necessário introduzir equipamentos novos para novas experiências e é necessário haver espaço disponível. 

Existem, no entanto, algumas boas práticas para a montagem de um laboratório que importa referir. 

Como montar um laboratório do zero?

Se pretende montar o seu próprio laboratório, existem algumas boas práticas que vão permitir uma maior eficiência na montagem de um laboratório e estão subjacentes a um bom planeamento futuro. Seguir as premissas que lhe indicamos pode evitar alguns desafios no futuro. 

Na base, para se proceder à montagem de um novo laboratório, é necessário ter em conta os seguintes pontos:

- Enquadramento da atividade do laboratório: Área de negócio ou atividade em que se enquadra o laboratório: laboratório hospitalar, análises clínicas, farmacêutica, indústria alimentar, indústria química, investigação.

- Qual vai ser a principal função do laboratório?: 1. Recolha e tratamento da amostra 2. Análise ou quantificação da amostra 3. Controlo de qualidade da amostra. 4. Laboratório de investigação e desenvolvimento.

- Quais os requisitos legais e técnicos para a criação do laboratório?: Laboratório público ou privado, certificações energéticas, licenças industriais, GMP, ensaios clínicos.

- Montagem do laboratório: Espaço físico/local, dimensões mínimas necessárias para realizar a atividade pretendida de forma segura e legal.

Aspetos a ter em conta na montagem do laboratório:

a) Infraestruturas

  1. Estabilidade e resistência da estrutura - por vezes, tenta-se montar o novo laboratório em pavilhões pré-fabricados mas que não terão estrutura para a aplicação de armários pesados nas paredes, bancadas de trabalho seguras ou pontos de água e gás necessários à atividade.
  2. Ventilação e luminosidade do espaço
  3. Saídas de emergência
  4. Saneamento adequado à atividade/resíduos químicos ou tóxicos/amostras biológicas. Eletricidade adequada à potência necessária da atividade, colocação de geradores de segurança e estabilizadores de corrente;

b) Recursos humanos:

Serão necessárias pessoas com qualificações adequadas à atividade em questão.

c) Bancadas de laboratório

Terão de se escolher as medidas das bancadas, por forma a que não sejam obstrutivas à sua função, nem provoquem qualquer tipo de bloqueio à passagem de bens/pessoas ou ainda que bloqueiem as saídas em casos de emergência. 

Neste ponto, ter-se-á de ter em conta quantos pontos de eletricidade se irá necessitar, pontos de água, pontos de gás (se necessário), destruição de resíduos biológicos/tóxicos, armários de bancada, estantes, armários de segurança para o armazenamento de reagentes ou matérias primas. E reservar espaço para outras eventuais atividades do laboratório que possam vir a ser implementadas num futuro próximo;

d) Recheio do laboratório

O recheio do laboratório pode variar consoante o tipo de atividade pretendida. De acordo com o seu objetivo, é sempre importante fazer uma lista do tipo de artigos que irão necessitar e uma estimativa das quantidades.

Deixamos abaixo algumas sugestões do material que deverá considerar na sua lista. 

1. Material de proteção:

  • Óculos de proteção - essenciais para proteger os olhos contra salpicos de produtos químicos tóxicos ou corrosivos. Têm de ser muito resistentes.
  • Máscaras - indispensáveis para prevenir a inalação de produtos químicos tóxicos que possam constituir uma ameaça à saúde.
  • Luvas - ajudam a evitar lesões nas mãos pela exposição a produtos químicos potencialmente perigosos ou corrosivos. 
  • Kits de primeiros socorros - incluem todos os medicamentos e artigos a utilizar em caso de emergência médica. 

guia-pratico-e-fundamental-para-montar-o-seu-laboratorio-material-protecao-maldral

2. Material geral de laboratório: 

  • Pinças - utilizadas para segurar vários objetos em laboratório sem correr o risco de se queimar.
  • Copos - essenciais para recolher e conter amostras de sólidos e líquidos. Podem ser em vidro, plástico ou inox.
  • Almofarizes - têm a função de moer compostos sólidos com recurso a um pilão. Há almofarizes de vários tamanhos e materiais, sendo as opções mais comuns de porcelana.
  • Funis - estes utensílios são utilizados para filtrar os sedimentos das soluções. Há funis de várias dimensões, consoante a sua utilização. 
  • Tubos de ensaio - de forma cilíndrica, estes tubos são abertos numa das suas extremidades e servem para armazenar amostras e culturas. 

guia-pratico-e-fundamental-para-montar-o-seu-laboratorio-material-geral-maldral

3. Equipamentos que poderão ser indispensáveis no seu laboratório:

  • Balanças - importantes instrumentos de medição, sejam balanças de medição, analíticas, de bancada ou outras.
  • Condensadores - transformam o vapor em líquido, num processo inverso ao da ebulição. 
  • Microscópios - servem para examinar culturas e amostras que não são visíveis a olhos nu.
  • Termómetros - utilizados para medir a temperatura, existem termómetros de diferentes tamanhos e formatos. Existem ainda termómetros digitais ou de mercúrio.

guia-pratico-e-fundamental-para-montar-o-seu-laboratorio-balanca-maldral

e) Layout do laboratório:

 Encaixar os três pontos anteriores num espaço físico funcional e adequado.

guia-pratico-e-fundamental-para-montar-o-seu-laboratorio-planta-maldral

Imagem ilustrativa

f) Sondagem do mercado:

O que se vai adquirir e de que marca: pedir cotações a várias entidades para comparação. Avaliar novos materiais e as novas tecnologias disponíveis no mercado. Definir um patamar financeiro para as compras que precisa de efetuar.

g) Inspeções, auditorias e certificações para a atividade do laboratório. 

Montar um laboratório é uma tarefa exigente e que implica estratégia, planeamento e divisão de funções. Implica também a aquisição de equipamento sem o qual um laboratório não pode funcionar nem apresentar os resultados desejados. 

Ver produtos para montagem de laboratório

 

 

2022-03-14

Damien Costa

Damien Costa

Diretor Comercial do Grupo Maldral

  • Responsável pelo departamento comercial da Maldral
  • Licenciado em Química, com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • Mestre em Química Avançada e Industrial com especialização em Fotoquímica
  • Pós-graduado em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Com nativa inclinação para as Ciências do explicável e do inexplicável, iniciei o meu percurso de investigador em 2010 na Universidade Coimbra onde estudei e em parceria com a Universidade de Alcalá de Henares e participei em múltiplos estudos nas mais diferentes áreas da Química, sempre de mãos dadas com outros ramos da ciência tais como a Física, Microbiologia, Genética Molecular e das Nanotecnologias numa versão mais futurista do meu ser.

O privilégio de ter frequentado grandes instituições de ensino como a faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa catapultaram o meu percurso académico para diversas publicações científicas, convite para inúmeras palestras e ainda para escrita de alguns capítulos de livros.

A prática laboratorial é de facto um dos meus fortes, no entanto, todo o conhecimento científico deve ser transmitido e partilhado, por isso, exerci consultadoria técnica para inúmeras empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, participando inclusive em candidaturas a iniciativas de Financiamento para a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Na verdade, havia ainda algumas áreas da Química que me despertavam muito interesse e que permaneciam inexploradas. Foi então que tive o enorme privilégio de ser convidado para trabalhar na Maldral, iniciando o meu percurso de especialista na área da cromatografia líquida e da espectrometria de massa. A Maldral é a combinação perfeita para pôr em prática todos os conhecimentos anteriormente adquiridos.

Quando cheguei à Maldral em 2016, comecei como técnico de HPLC e de LC-MS onde fazia assistências técnicas, manutenções preventivas e qualificações de equipamentos em toda linha da cromatografia líquida e detetores acoplados (espectrofotometria UV-Vis e Fluorescência, eletroquímicos, índice de refração e espectrometria de massa) para diversas marcas de renome internacional como a Waters®, a Hitachi® e a Agilent®. Especializei-me paralelamente em espectrometria de massa através do desenvolvimento de técnicas analíticas LC-MS/MS que deram início ao negócio de kits clínicos da Maldral.

Hoje sou responsável pelo departamento comercial da Maldral e desde 2018 que venho aperfeiçoando este meu lado mais social e criativo na empresa, que tanto gosto.


Formação

Tirei a licenciatura em Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde escolhi o ramo Científico em Química-Física com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia.

De seguida, apostei num mestrado em Química Avançada e Industrial na mesma Faculdade e especializei-me em Fotoquímica.

Por fim, para explorar o meu lado mais ligado às Tecnologias da Informação decidi fazer uma Pós-Graduação em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona.

Ver Biografia