Blog > Material de Laboratório > 9 Materiais de Segurança que todos os Laboratórios precisam

9 Materiais de Segurança que todos os Laboratórios precisam

Em qualquer laboratório, os riscos para a saúde e segurança dos seus utilizadores estão sempre presentes. Deste modo, é essencial que estes locais estejam devidamente equipados com todos os Materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para a sua segurança. 

O perigo de incêndio e o risco de contacto com substâncias irritantes ou tóxicas são alguns dos desafios principais a nível de segurança laboratorial.  

Neste artigo, selecionamos os 9 equipamentos de segurança fundamentais que qualquer laboratório deve ter.  

1. Batas de proteção

Qualquer trabalho laboratorial deve ser executado usando roupa protetora, como batas ou aventais apropriados, que protejam a pele e o vestuário. Estes equipamentos de proteção são  essenciais para evitar o contacto direto com produtos químicos irritantes para a pele ou corrosivos. 

Em certas instalações como, por exemplo, laboratórios de microbiologia, este tipo de equipamento serve também para minimizar o risco de contaminação do operador, do próprio laboratório ou ainda das amostras manuseadas. 

 

9-materiais-de-seguranca-que-todos-os-laboratorios-precisam-batas-maldralCarregue na imagem para ver mais sobre roupas de proteção

2. Luvas 

Dependendo das tarefas a realizar, existem diferentes tipos de luvas de proteção disponíveis. Desde as mais básicas de utilização única (descartáveis) às luvas que nos protegem contra reagentes químicos altamente perigosos ou ainda contra temperaturas extremas, existe uma enorme diversidade deste tipo de EPI que devem estar sempre acessíveis em qualquer laboratório.
 

9-materiais-de-seguranca-que-todos-os-laboratorios-precisam-luvas-maldralCarregue na imagem para ver mais sobre luvas de proteção

3. Óculos de segurança 

A proteção ocular é uma das maiores preocupações quando se fala em segurança laboratorial. Mesmo quando as tarefas a realizar são aparentemente inofensivas, os óculos de segurança devem ser usados permanentemente no laboratório. 

Os olhos são uma das zonas mais sensíveis do corpo humano e os óculos de segurança representam uma proteção eficaz contra eventuais agressões oculares.

9-materiais-de-seguranca-que-todos-os-laboratorios-precisam-oculos-protecao-maldralCarregue na imagem para ver mais sobre proteção ocular

4. Estações lava-olhos

Este equipamento de segurança funciona como uma segunda linha de defesa face aos óculos de proteção.  

Esta estrutura é desenhada para se ativar facilmente e libertar um fluxo suave e constante de água, direcionando-a para os olhos. Numa situação em que substâncias perigosas atinjam a área ocular, a estação lava-olhos pode fazer toda a diferença e até salvar a capacidade de visão do utilizador. 
 

plum-estacao-mural-plum-cgarrafa-lava-olhos

5. Extintores de incêndio

O perigo de incêndio está presente em quase todos os locais e um laboratório não é exceção. Assim, os extintores de incêndio são equipamentos de segurança obrigatórios nestes espaços e devem ser submetidos periodicamente a uma inspeção rigorosa, que valide a sua operacionalidade e disposto no laboratório em áreas bem visíveis.

Caso deflagre um pequeno incêndio, o mesmo pode ser rapidamente extinto evitando que o fogo se alastre e tenha consequências mais graves. 

extintores-de-incendio

6. Mantas anti-fogo

Para além dos extintores, outro dos equipamentos básicos da segurança laboratorial são as mantas ignífugas, também designadas por mantas anti-fogo. 

De utilização simples e intuitiva, este material permite extinguir sem dificuldade pequenos focos de incêndio, podendo ser usado também se o fogo atingir a roupa dos profissionais de laboratório. 


mantas-anti-fogo

 

7. Chuveiros de segurança

Apesar de todos os cuidados, acidentes podem acontecer no seu laboratório. Os chuveiros de segurança são desenhados para poderem ser ativados rapidamente em caso de emergência.
Se um utilizador for atingido na pele por algum químico perigoso, ou mesmo em caso de fogo, estes equipamentos são cruciais. 

chuveiros-de-seguranca

 

8. Kits de primeiros socorros

Garantir a segurança dos utilizadores de um laboratório é de uma grande responsabilidade.

Porque os acidentes podem ocorrer a qualquer momento, o kit de primeiros socorros é importante para precaver consequências maiores. O kit deve incluir todo o material necessário para prestar os primeiros cuidados aos ferimentos. 

Gaze esterilizada, ligaduras e medicamentos para desinfetar cortes e feridas, ou para aplicar sobre queimaduras, são alguns dos itens que devem fazer parte de um kit de primeiros socorros.

kits-de-primeiros-socorros

9. Hottes

Estas estruturas são desenhadas para aspirar, filtrar e eliminar em segurança eventuais fumos, gases ou vapores que possam ser libertados durante a manipulação de certas substâncias, evitando a sua inalação. É aconselhada a manipulação de substâncias perigosas de forma correta dentro das hottes.

As hottes de laboratório incorporam mecanismos de exaustão que permitem aos profissionais trabalhar em segurança, mesmo quando lidam com reagentes ou produtos potencialmente perigosos.
 

hottes

A maior segurança está na prevenção

Para manter um laboratório funcional e preservar a saúde e segurança de todos os que nele trabalham, a chave está na prevenção.

Estes espaços de trabalho devem estar convenientemente equipados de forma a cumprir todos os requisitos de segurança laboratorial. 

A Maldral tem ao seu dispor diversos equipamentos para que a segurança no laboratório seja sempre uma prioridade. 

 

Ver todos os Equipamentos de Segurança

 

2021-09-08

Damien Costa

Damien Costa

Diretor Comercial do Grupo Maldral

  • Responsável pelo departamento comercial da Maldral
  • Licenciado em Química, com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • Mestre em Química Avançada e Industrial com especialização em Fotoquímica
  • Pós-graduado em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Com nativa inclinação para as Ciências do explicável e do inexplicável, iniciei o meu percurso de investigador em 2010 na Universidade Coimbra onde estudei e em parceria com a Universidade de Alcalá de Henares e participei em múltiplos estudos nas mais diferentes áreas da Química, sempre de mãos dadas com outros ramos da ciência tais como a Física, Microbiologia, Genética Molecular e das Nanotecnologias numa versão mais futurista do meu ser.

O privilégio de ter frequentado grandes instituições de ensino como a faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa catapultaram o meu percurso académico para diversas publicações científicas, convite para inúmeras palestras e ainda para escrita de alguns capítulos de livros.

A prática laboratorial é de facto um dos meus fortes, no entanto, todo o conhecimento científico deve ser transmitido e partilhado, por isso, exerci consultadoria técnica para inúmeras empresas farmacêuticas nacionais e internacionais, participando inclusive em candidaturas a iniciativas de Financiamento para a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Na verdade, havia ainda algumas áreas da Química que me despertavam muito interesse e que permaneciam inexploradas. Foi então que tive o enorme privilégio de ser convidado para trabalhar na Maldral, iniciando o meu percurso de especialista na área da cromatografia líquida e da espectrometria de massa. A Maldral é a combinação perfeita para pôr em prática todos os conhecimentos anteriormente adquiridos.

Quando cheguei à Maldral em 2016, comecei como técnico de HPLC e de LC-MS onde fazia assistências técnicas, manutenções preventivas e qualificações de equipamentos em toda linha da cromatografia líquida e detetores acoplados (espectrofotometria UV-Vis e Fluorescência, eletroquímicos, índice de refração e espectrometria de massa) para diversas marcas de renome internacional como a Waters®, a Hitachi® e a Agilent®. Especializei-me paralelamente em espectrometria de massa através do desenvolvimento de técnicas analíticas LC-MS/MS que deram início ao negócio de kits clínicos da Maldral.

Hoje sou responsável pelo departamento comercial da Maldral e desde 2018 que venho aperfeiçoando este meu lado mais social e criativo na empresa, que tanto gosto.


Formação

Tirei a licenciatura em Química na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde escolhi o ramo Científico em Química-Física com especialização em Eletroquímica aplicada à Odontologia.

De seguida, apostei num mestrado em Química Avançada e Industrial na mesma Faculdade e especializei-me em Fotoquímica.

Por fim, para explorar o meu lado mais ligado às Tecnologias da Informação decidi fazer uma Pós-Graduação em Informática de Gestão no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona.

Ver Biografia