Blog Maldral | Artigos e Novidades | Produtos de Laboratório

Qual o melhor Método de Esterilização para o Laboratório?

Written by Ana Paula Sequeira | Oct 18, 2021 8:00:00 AM

Num laboratório, uma falha nos protocolos de limpeza, desinfeção ou esterilização pode ter sérios impactos. A contaminação de espaços, amostras ou materiais pode trazer graves prejuízos, tanto a nível da segurança como da fiabilidade dos resultados de testes e ensaios. 

Este propósito, de eliminar agentes contaminantes, representa um fator crítico em qualquer laboratório. A escolha das técnicas de descontaminação mais apropriadas para cada situação será determinante para alcançar um ambiente seguro, mas também para preservar as condições ótimas a longo prazo dos materiais e equipamentos. 

Esterilização vs. Desinfeção

Apesar de ambos contribuirem para a descontaminação e manutenção da higiene laboratorial, a esterilização e a desinfeção são procedimentos diferentes. 

A esterilização tem como objetivo final a eliminação eficaz de todas as formas de vida microbiana, abrangendo fungos, vírus ou bactérias (mesmo na forma de esporos).  

Já a desinfeção consegue apenas erradicar parte destes agentes patogénicos, excetuando-se os esporos bacterianos e certos tipos de vírus. 

Quando falamos de superfícies, materiais ou áreas com baixo risco de contaminação, a desinfeção pode ser suficiente. No caso de materiais que contactam diretamente com amostras ou que representem um sério risco de contaminação, por exemplo, a esterilização já será essencial.

Em resumo, é de acordo com a quantidade, tipologia e localização dos microrganismos que deve ser escolhida a forma mais adequada de descontaminação. A esterilização é, assim, um método mais eficiente em termos de resultados e pode ser conseguida através de diferentes técnicas.

Formas de Esterilização no Laboratório

A esterilização pode ser feita através de métodos físicos, químicos ou de uma combinação dos dois. A escolha do método mais apropriado vai depender do grau de descontaminação pretendido, bem como das características e do grau de resistência do material a esterilizar. 

Métodos Físicos de Esterilização 

Existem 3 métodos principais para esterilizar fisicamente utensílios e materiais de laboratório. 

1. Esterilização por calor húmido 

As autoclaves são equipamentos que esterilizam com recurso a vapor quente sob pressão, com temperaturas que geralmente ultrapassam os 120oC. Este método é eficaz para a eliminação de esporos e não é tóxico, sendo uma forma de esterilização muito eficiente. 

2. Esterilização por calor seco

Sempre que os materiais a esterilizar sejam sensíveis à corrosão ou não possam ser expostos à humidade, a esterilização através de calor seco é uma alternativa possível. A exposição a temperaturas elevadas durante um período de tempo ajustado é eficaz na eliminação de agentes patogénicos.  

3. Esterilização por radiação

Recorrer à radiação para esterilizar materiais ou amostras é uma solução eficiente mas que pode ser muito dispendiosa. Os raios-X, UV ou Gama são as formas mais usadas de esterilização por radiação. Todas elas são muito prejudiciais à manutenção da integridade do ADN, daí a sua eficácia sobre os microorganismos. 

Durante a utilização de qualquer forma de esterilização por radiação é essencial salvaguardar a segurança de todos os utilizadores do laboratório, uma vez que este método acarreta diversos riscos para a saúde. 

 

Métodos Químicos de Esterilização 

  • Esterilização com Óxido de Etileno (EtO)

A exposição ao Óxido de Etileno (EtO) danifica o ADN das células e é assim que este tipo de esterilização consegue eliminar formas de vida microbiana. 

Uma das principais vantagens da aplicação deste método é o facto de poder ser aplicado a temperaturas baixas, abaixo dos 60oC. Assim, é uma boa solução para esterilizar sem problemas qualquer material que seja sensível à exposição a temperaturas elevadas.   

  • Esterilização com Vapor de Peróxido de Hidrogénio (HPV)

Quando o objetivo é a remoção de agentes biológicos contaminantes de equipamentos, bancadas, superfícies ou outros locais difíceis de esterilizar, o Vapor de Peróxido de Hidrogénio é uma boa solução. 

O HPV atua inviabilizando certas estruturas celulares essenciais à vida, levando à eliminação dos microorganismos. A ação combinada da temperatura elevada com as propriedades químicas do Vapor de Peróxido de Hidrogénio tornam esta forma de esterilização muito eficaz.

 

Garanta uma esterilização correta no seu laboratório

Apesar da sua finalidade ser, precisamente, uma diminuição dos riscos de contaminação,  a esterilização no laboratório não é uma atividade isenta de perigo. 

Principalmente durante a aplicação dos métodos de esterilização química, ou da esterilização por radiação, todos os profissionais do laboratório devem ter em consideração os riscos envolvidos e proteger-se durante o processo.

Para garantir uma eficácia superior e uma adequação a cada material a descontaminar, as diferentes formas de esterilização de laboratório podem ser utilizadas de forma combinada.  

Conheça as soluções Maldral para garantir a mais completa limpeza e esterilização no seu laboratório.


Ver soluções de esterilização no laboratório