Blog > Material de Laboratório > Luvas Descartáveis: Diferentes tipos e suas aplicações

Luvas Descartáveis: Diferentes tipos e suas aplicações

As luvas descartáveis são equipamentos de proteção individual muito simples, mas de extrema utilidade, como pudemos comprovar ao longo da pandemia. Quer falemos de luvas de látex, luvas de nitrilo ou luvas de vinil, as luvas descartáveis fazem parte da lista de material básico em várias atividades e setores. 

Esta simples camada de proteção pode ser suficiente para evitar o contacto com substâncias ou agentes prejudiciais à saúde e segurança dos seus utilizadores. Em qualquer laboratório, tanto na área da saúde, higiene, estética ou no setor alimentar, as luvas protegem e ajudam a prevenir a propagação de contaminantes, sendo obrigatórias em muitas situações. 

Ao longo deste artigo, saiba mais sobre este tipo de equipamento, conheça as variedades disponíveis no mercado e o que distingue cada uma delas. 

Tipos de Luvas Descartáveis

  • Luvas de vinil

Por serem uma opção mais económica, as luvas de vinil foram usadas na área alimentar ao longo de décadas. No entanto, as suas aplicações são muito diversificadas e vão desde a preparação de alimentos, trabalhos de impressão e pintura até a atividades relacionadas com higiene e limpezas. 

Por serem produzidas em PVC, sem recurso a látex ou outros químicos, as luvas de vinil não provocam alergia a quem sofra de algum tipo de sensibilidade a estas substâncias. Existem luvas de vinil com ou sem pó no seu interior, sendo estas últimas as mais procuradas nos referidos casos de pele sensível. 

Apesar de não serem a opção mais resistente, as luvas de vinil podem ser usadas como proteção contra substâncias de baixo risco, como detergentes ou outros agentes de limpeza.

O facto de não ficarem muito justas à pele é outra das suas características distintivas. Este ponto torna as luvas de vinil populares para utilizações que exijam que as mesmas possam ser removidas facilmente.   


luvas-descartaveis-diferentes-tipos-e-suas-aplicacoes-luvas-de-vinil-maldralCarregue na imagem para saber mais sobre as luvas de vinil

 

  • Luvas de látex

O látex é uma substância de origem natural, extraída da árvore da borracha, caracterizada por possuir uma grande elasticidade. Assim, as luvas de látex são muito flexíveis e tendem a ajustar-se bem a diferentes formatos de mãos, proporcionando uma grande aderência à pele.

As luvas de látex são muito procuradas por serem confortáveis e ajustadas às mãos. Por serem elásticas são também mais resistentes, podendo permanecer íntegras por muito tempo. 

Este tipo de luvas descartáveis protegem as mãos e os pulsos dos seus utilizadores contra diferentes produtos químicos, como detergentes e desinfetantes, mas também de agentes biológicos como vírus e bactérias. 

Por serem mais flexíveis, estas luvas oferecem um nível de resistência superior às luvas de vinil, contra cortes, furos ou abrasão mecânica.

Também as luvas de látex estão disponíveis com ou sem pó no seu interior. Neste caso, como ficam justas às mãos, o pó ajuda à remoção da luva e evita o excesso de transpiração da pele.
luvas-descartaveis-diferentes-tipos-e-suas-aplicacoes-luvas-latex-maldral

 

  • Luvas de nitrilo

As luvas de nitrilo são elaboradas à base de uma borracha artificial (isenta de látex), o que as torna numa alternativa possível para pessoas alérgicas a esta substância. A sua composição gera uma combinação entre resistência e flexibilidade, que as torna muito eficazes. 

Dentro da categoria de luvas descartáveis, as luvas de nitrilo são as mais resistentes, comparativamente tanto com as luvas de vinil, como com as luvas de látex. A sua popularidade tem vindo a aumentar por serem uma opção flexível e que permite preservar alguma sensibilidade das mãos durante o uso.       

Como oferecem uma boa proteção, tanto a nível mecânico como face a agentes biológicos, este tipo de luvas é muito procurado nas áreas da saúde, higiene e estética, mas também no setor industrial. 

As luvas de nitrilo são comercializadas nas versões com ou sem pó e estão disponíveis numa grande variedade de cores. A sua enorme versatilidade de aplicações e a sua elevada resistência fazem desta a opção mais durável, o que acaba por compensar o facto de serem mais dispendiosas. 

 

luvas-descartaveis-diferentes-tipos-e-suas-aplicacoes-luvas-de-nitrilo-maldralCarregue na imagem para saber mais sobre as luvas de nitrilo

 

Diferentes Luvas para diferentes aplicações

As luvas são um dos equipamentos de segurança mais usados, mas é importante saber escolher as mais adequadas para cada situação. Nas caixas de luvas descartáveis encontram-se muitas vezes alguns símbolos indicadores das suas características. Pode consultar os seus significados na tabela abaixo:

 

  Vinil Latex Nitrilo
Amigo do Ambiente* xx estrelaestrela estrelaestrela
Proteção contra alergias associadas ao uso x x estrelaestrela
Minimizando a exposição a toxinas potencialmente prejudiciais x estrelaestrela estrelaestrela
Proteção contra risco / permeabilidade química x estrelaestrela estrelaestrelaestrela
Custo por unidade estrela estrelaestrela estrelaestrela
Eficiência de custos (valor pelo dinheiro) x estrelaestrela estrelaestrelaestrela
Resistência à tração e ao rasgo da luva x estrelaestrelaestrela estrelaestrelaestrela
Conforto para a pessoa x estrelaestrelaestrela estrelaestrelaestrela
Aplicáveis a vários setores industriais x estrela estrelaestrelaestrela

*Inclui processo de fabricação, materiais em linha, e serem descartáveis. 

xxMuito Fraco    |   xFraco     |     estrela  Moderado     |     estrelaestrela  Bom      |    estrelaestrelaestrela  Muito Bom        

 

À procura de Luvas Descartáveis? Encontre o que precisa na Maldral

Para poder fazer a melhor opção, que corresponda às exigências da sua atividade, e proteger adequadamente as suas mãos, é importante conhecer as diferenças e características de cada solução. 

A Maldral comercializa diferentes tipos de luvas descartáveis para que possa equipar o seu laboratório ou clínica com equipamentos de qualidade. 


Comprar luvas descartáveis Maldral

 

2021-11-22

Ana Paula Sequeira

Ana Paula Sequeira

Administradora da Maldral

  • Fundadora da Maldral Scientia
  • Bacharel em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Licenciada com especialização em Química Industrial pela mesma instituição
  • Pós-graduada em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona

Experiência

Iniciei a minha experiência a nível profissional na Portucel (Unidade Fabril de Mourão) em 1986 como sendo a responsável pela elaboração do Manual de Qualidade, apesar de não se tratar de uma das minhas áreas favoritas.

Depois em 1987 passei a fazer algo que gostava um pouco mais, sendo a responsável pelo Laboratório de Controlo de Qualidade da fábrica da Milupa Portuguesa Ltda. em Benavente.

Após 2 anos neste laboratório decidi mudar e explorar o meu lado mais social e criativo na relação com o cliente e trabalhei como Técnica Comercial de Equipamentos de Laboratório na Labometer Sociedade Técnica de Equipamento de Laboratório Ltda. em Lisboa.

Como gostei muito de exercer esta função, senti que a área comercial e da gestão seriam prediletas para minha carreira profissional. Com carácter nativo empreendedor fui contratada pela Hucoa Erloss Equipamentos Científicos Ltda. em Lisboa como Diretora Comercial e mais tarde também como formadora. Como a gerência da empresa decidiu retirar-se fui convidada para a dirigir esta empresa até 2009.

A partir daí nunca mais saí do ramo da venda de produtos de laboratórios e equipamentos, até que em 2015, fundei juntamente com o meu sócio, a Maldral Scientia, onde decidi aventurar-me pelo desenvolvimento de métodos analíticos por LC-MS/MS e apaixonei-me por esta área da investigação. Saber que poderia dar o meu contributo para conseguir ajudar os hospitais e os laboratórios na deteção precoce de inúmeras doenças metabólicas e cancerígenas foi um dos motivos que me impulsionou a apostar nesta área.


Formação

Tirei um bacharelato em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e depois mais tarde a Licenciatura pela mesma instituição onde especializei-me no ramo da Química Industrial.

Agora mais recentemente decidi fazer uma Pós-Graduação em Gestão de Marketing no Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona para conseguir ajudar a empresa a crescer mais.

Ver Biografia